domingo, 30 de novembro de 2008

Secretaria de cultura tem novos conselheiros

Márcia Braça - Colaboração para O NORTE

O prefeito de Montes Claros, Athos Avelino Pereira, deu posse na manhã desta quinta-feira, 27, aos 20 conselheiros, titulares e seus respectivos suplentes, que vão compor o conselho municipal de Cultura, o ComCultura. O conselho faz parte do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura, Sismic, aprovado através da lei municipal 3880, de novembro de 2007. A iniciativa é da prefeitura de Montes Claros, através da secretaria municipal de Cultura. Ao ComCultura compete colaborar com a secretaria municipal de Cultura na formulação de políticas culturais para o município, e acompanhar a execução dos planos, programas e projetos.

Segundo o prefeito Athos Avelino, "este é um momento da formalização de um resultado, o complemento desta lei que é a grande lei da cultura do município de Montes Claros. Ela vai dispor sobre a criação do sistema do conselho e a criação do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura", avalia o prefeito.

Para o secretário municipal de Cultura, João Rodrigues, o conselho que acabou de ser constituído, passa a ter a responsabilidade de fazer com que a Lei Municipal de Incentivo à Cultura seja cumprida a partir de 2009. "Estamos consolidando um projeto que nivela Montes Claros ao sistema nacional de cultura, com suas políticas de gestão alinhadas com as políticas públicas culturais do Estado e da União", analisa João Rodrigues.

HISTÓRIA

Vinícius Almeida, presidente da Associação dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão, a AARTED, acredita que este é um momento histórico, por "consolidar a participação da sociedade junto ao poder público. E muito mais que isso, é a criação de um instrumento de fiscalização das atividades da administração no setor cultural", diz o presidente da AARTED.

Raquel Helena de Mendonça e Paula, da Coordenação de Extensão Cultural da Unimontes, acredita que a criação do conselho é um ganho para o segmento cultural da cidade. "Não é uma promessa de gestão mas um ganho real, que permitirá autonomia de realizações. Vai dar validade ao que se diz sobre sermos a cidade da arte e da cultura", diz Raquel de Paula.

Para Hebert Canela Salgado, turismólogo, o conselho é um marco para a cidade. "Vai consolidar o sistema municipal de cultura e legitimar as deliberações ligadas ao sistema municipal de cultura e a gestão cultural do município. Estaremos munidos de ferramentas para a gestão cultural. Ele vai democratizar de forma radical, pois existem aqueles artistas que esbarram em dificuldades e burocracias", reflete Hebert Salgado.

Ambientalista, João Alves do Carmo avalia que as pessoas vão conseguir usar o sistema para trabalhar profissionalmente. "Os artistas vivem aqui como piruá em panela de pipoca, e esse sistema pode dar um rumo às ações desses artistas, fazendo com que a cidade passe a ser realmente da arte e da cultura", diz João do Carmo.

CONSELHEIROS

O conselho, cuja gestão é de dois anos, deve se reunir nos próximos dias para elaborar o regimento interno. Fazem parte do ComCultura: João Carlos Rodrigues Oliveira, João Aroldo Pereira, Rita Cristo D`Aquino, Lorraine Passos Freire, Pablo Silêncio Lima, Jaime Santos Oliveira, Silvana Mameluque Mota, João Alves do Carmo, Andréa Rodrigues Fróes, Hebert Canela Salgado, Iraceníria Fernandes da Silva, Dulcinéia Caldeira Alencar, Raquel Helena de Mendonça e Paula, Terezinha Lígia dos Reis Fróes, Josecé Alves dos Santos, Selma Maria Veloso Figueiredo, Augusta Clarice Guimarães Teixeira, Vinícius Aleida Ferreira Machado, Frederico Santos e Silva, e Fábio Neves Nunes.


Fonte: http://onorte.net/noticias.php?id=18243

0 comentários :

Postar um comentário