quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Samuel Fagundes - Repórter

Será realizada nos dias 06, 07, 08 e 09 de outubro a primeira edição do Rock Reunion, festival que irá reunir 20 bandas, sendo 17 de Montes Claros, duas de Salvador e uma de São Paulo, de variados estilos dentro do segmento musical que é o rock.

Fred Sapúlia, presidente da A.R.M.C.R., que reúne bandas de rock de Minas, da Bahia e de São Paulo

O objetivo do festival, segundo Fred Sapúlia, presidente da A.R.M.C.R. - Associação do rock de Montes Claros e região, realizadora do evento, é tornar pública a riqueza cultural e artística do rock existente em nossa região.

- Pretendemos mostrar ainda a vários setores da sociedade montes-clarense que o rock não é desorganizado e marginalizado, como antes, e que hoje merece receber apoios importantes para se firmar no cenário cultural e artístico do Norte de Minas.

Alem dos shows, acontecerão palestras e oficinas que abordarão temas ligados ao rock. Ainda será exibido e comentado o documentário Butinada, que conta a historia dos punks no Brasil.

De Salvador, a banda Incrédula

Para o vendedor Charles Elton Durães, que escuta rock há 22 anos e é integrante da banda Fúria, que é uma referencia do estilo punk hardcore na cidade, a exibição desse documentário é de extrema importância para os mais jovens que não tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar o início do estilo no Brasil.

Ele afirma também que hoje está mais fácil fazer rock, devido à grande melhora na organização e na estrutura dos eventos, mas ressalta que a divulgação ainda poderia ser mais abrangente.

- Os shows de hoje são mais organizados, o pessoal tem mais espaço e com uma estrutura melhor, está mais fácil de fazer rock. O que eu acho é que deveria ter uma divulgação além da internet, porque muita gente, como eu, por exemplo, não tem acesso a esse tipo de mídia e às vezes nem fica sabendo de alguns shows. Panfletos deveriam ser feitos como fazíamos antigamente, quando saíamos pregando eles em postes e divulgando de todas as maneiras possíveis o evento. A exibição do documentário Butinada vai ser muito importante, porque o pessoal vai conhecer a raiz do punk e do hardcore no Brasil, saber o que os caras passaram e vivenciaram na época da ditadura. Vai ser muito bom, porque vai abrir a mente dessa moçada mais jovem para eles saberem o que é punk e hardcore, de onde veio, o idealismo. Porque não é só o som, tem outras coisas por traz disso tudo - diz Charles.

OBJETIVO

O objetivo do festival, segundo o presidente da A.R.M.C.R., Fred Sapulia, é tornar pública a riqueza cultural e artística do rock existente em nossa região, assim como também para mostrar para vários setores da sociedade montes-clarense que o empresariado poderia e deveria apoiar mais esse tipo de iniciativa, que o rock não é desorganizado e marginalizado como era antes, e que o investimento e apoio a esse segmento, alem de ser de fundamental importância para o enriquecimento cultural da cidade, geram bons resultados.

OFICINAS

Fred Sapulia conta que para as palestras e oficinas foram selecionadas para pessoas que estão realmente interadas no movimento do rock e que têm propriedade para falar sobre determinados assuntos. Segundo ele, a expectativa é que cerca de 700 a 800 pessoas compareçam por dia nos shows e de 200 a 300 pessoas nas oficinas e palestras.

O editor chefe do jornal O NORTE, Reginauro Silva, ministrará na sexta-feira, às 19h30, na sala Geraldo Freire, palestra sobre ética e responsabilidade social. Para Reginauro, o rock vem evoluindo naturalmente em Montes Claros e no Brasil, e que essa evolução serve para mostrar que o rock não precisa ser sinônimo de confusão, baderna e violência - o rock é hoje mais um instrumento de divulgação e disseminação da cultura independente.

O editor-chefe do jornal O NORTE, Reginauro Silva

- È muito importante esse tipo de iniciativa, porque há algum tempo o roqueiro de modo geral era tido como uma pessoa ligada às drogas, à violência e à insegurança pública de modo geral. Essa imagem começou a ser desconstruida principalmente a partir da criação da Associação do rock de Montes Claros e região, que vem sendo muito bem sucedida através da promoção de vários eventos, levando a sociedade a interagir mais com os roqueiros, que são pessoas de paz, alegres, que visam principalmente difundir a cultura por meio da música. Nesse aspecto, é preciso que as novas gerações tomem conhecimento de que houve esse passado negro na relação do rock com a sociedade e que hoje já está desaparecendo. É preciso que as novas gerações, através da ética e da boa convivência procurem difundir ainda mais essa interação do rock com a sociedade civil - conta Reginauro Silva.

CONSELHO DE CULTURA

Na última segunda-feira, 29, durante eleição para o Conselho municipal de Cultura, a Associação do rock de Montes Claros e região conseguiu eleger representante para a cadeira de 2º suplente no órgão. Fred afirma que esse foi um grande passo para o cenário do rock de Montes Claros.

- Foi um grande passo, porque agora temos uma representatividade dentro do Conselho municipal de Cultura. Apesar de sermos 2º suplente, fazemos parte desse conselho e somos a única entidade cultural da música que o integra. Então, temos que representar não só o rock, como toda a classe artística envolvida com a música. É muito importante porque daqui para frente teremos mais visibilidade dentro da cultura de Montes Claros - afirma o presidente da A.R.M.C.R.

APOIO

O festival será o maior evento de rock realizado na cidade e é promovido pela Associação do rock de Montes Claros e região, secretaria municipal de Cultura, Stúdio rock, Plug cooperativa de cultura independente, site Solte o som.com.br, Instituto geraes de arte independente e o Coletivo retomada.

O evento ainda conta com o apoio da Associação cultural clube do rock de Salvador, Associação dos fotógrafos profissionais de Montes Claros, jornal o Norte de Minas, dos sites Bem na net, Riskanet e jornalismo Possilga, do Hollywood rock bar, Stereo produtora, Tocata instrumentos musicais, rádio Transamérica, Uhu fanzine, Souza de Paula comunicação e da Coordenadoria da juventude.

SERVIÇO

As palestras e oficinas são gratuitas e começam nesta quinta feira a partir das 18h na Sala Geraldo Freire. Os shows começam no sábado também a partir das 18h na Casa da Juventude. Os ingressos para os shows custam R$ 5 e podem ser adquiridos na entrada.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

QUINTA-FEIRA 06/11

18h – Oficina de Sonorização – Studio Rock

19h30 – Palestra: O cenário artístico-músico-cultural do rock regional – Rodrigo de Paula

20h20 – Palestra: Leis de incentivo a cultura – Marcelo de Paula

21h - Oficina de comunicação – Rodrigo de Paula, Emanuela Almeida, Samuel Vasconcelos e Carol Marinho.

22h30 – Palestra: Produção de gravação autoral – Danilo Baliza Seixas

SEXTA-FEIRA 07/11

18h00 – Oficina de Guitarra- Warleysson Almeida

19h30 – Palestra: Ética e responsabilidade social – Reginauro Silva

21h- Oficina de Bateria - Leo

22h30 - Apresentação do Documentário Butinada – Elpidio Rocha e Dayan

SABADO 08/11

18h00 - DHARMA

18h40 - HAYRA

19h20 - SOFIA

20h00 - PLAYLIST

20:40 - 4 DE COPAS

21h20 - TETREX

22h00 - MERROW

22h40 - INCRÉDULA

23h20 - AGRESSIVOS

00h00 - VOMER

DOMINGO 09/11

18h00 - ÁLAMO

18h40 - FEEBLE

19h20 - AT4

20h00 - GRITARE

20:40 - LÓCUS

21h20 - SOPRONES

22h00 - EXORCISTA

22h40 - GORY STAGE

23h20 - UMEAZERO

00h00 - RUÍDO JACK

Fonte: http://reginauro.blogspot.com/2008/11/comea-maior-festival-de-rock-da-regio.html

0 comentários :

Postar um comentário