terça-feira, 11 de novembro de 2008

Rock invade Moc durante o fim-de-semana

Samuel Fagundes Repórter

O Rock Reunion, festival realizado no ultimo fim de semana na Casa da Juventude, reuniu bandas de Montes Claros, Brasília de Minas, Salvador e São Paulo e contou com a presença de mais de 1600 pessoas nos quatro dias de shows, palestras e oficinas.

(foto: COLETIVO RETOMADA)

Mais de 1600 pessoas compareceram aosquatro dias de Rock Reunion

O estudante Thiago Eliedson, que freqüenta shows de rock já há algum tempo, ressalta que o festival foi muito bem estruturado e organizado, sendo inclusive mais seguro que outros eventos do tipo.

EVOLUÇÃO

Para Franklin Chaves, ex-vocalista da banda Proud e que vivenciou um momento mais difícil do rock em Montes Claros, os eventos de rock atuais evoluíram muito e com isso se formou uma nova cena que vem atraindo cada vez mais pessoas.

- Os shows de rock de antigamente eram muito mal organizados e na época nós não tínhamos uma estrutura como a que eu pude presenciar no Rock Reunion. Eu nunca havia visto uma estrutura de show desse nível para bandas de Montes Claros tocarem. E eu tive a oportunidade de ver aqui um dos melhores shows da minha vida. A cena está perfeita, e está surgindo uma nova galera que comparece em peso aos shows – afirma Franklin.

Tiago Ramos Ferreira é baixista da banda Dharma que veio de Brasília de Minas para tocar no festival. Para ele o evento superou as expectativas em todos os aspectos, desde a organização ao público.

- Esse é nosso terceiro show, já havíamos tocado antes em Brasília de Minas, e estamos trabalhando um CD independente. Nós tínhamos uma expectativa muito grande de vir tocar em Montes Claros e participar do primeiro Rock Reunion. O evento chamou nossa atenção, e com certeza o show superou o que esperávamos. O som estava ótimo, a organização não deixou a desejar em nada, e o público ainda não conhece a banda, mas mesmo assim participou ativamente e isso com certeza é muito bom. Sempre que tivermos uma oportunidade de voltar a Montes Claros, a gente vem com maior prazer – conta o baixista.

ECLÉTICO

Bandas de variados estilos dentro de rock se apresentaram e agradaram o público que não parou por nenhum momento. A banda Sofia, que já tem mais de cinco anos, foi uma das atrações do sábado. O vocalista da banda, João Paulo Dourado revela que apesar da banda tocar um som mais pop, o público participou com muito entusiasmo da apresentação.

- Nossa banda não é de rock pesado, nos tocamos um pop rock com algumas pitadas de hard rock que é o que nós gostamos de fazer e a galera teve uma aceitação muito boa – afirma João Paulo.

INTERCÂMBIO CULTURAL

Vários produtores e ativistas culturais de diversas partes do País participaram do festival. Ricardo Sales é produtor musical da banda Incrédula que veio de Salvador, Bahia, para tocar no evento. O produtor revela que pretende levar a idéia e a estrutura do Rock Reunion para seu estado.

Vinda da capital paulista a banda de rock céltico Merrow

Para Marcos Reis, percussionista da banda Merrow de São Paulo, a Associação do Rock de Montes Claros e Região, é uma das grandes responsáveis no crescimento da cena do rock na cidade. Ele conta que em São Paulo apesar deles terem mais espaço, o fato da cidade ser muito grande acaba dificultando ações coletivas como a do Rock Reunion.

PRESENÇA FEMININA

A presença feminina não ficou somente entre o público, as bandas Merrow, Incrédula e Lócus mostraram que seja no vocal ou exercendo alguma outra função, a presença das mulheres alem de acrescentar qualidade às bandas e ao evento é de extrema importância para a cena cultural. A estudante Daniela Santos Borborema é a vocalista da Lócus, ela revela que teve um pouco de receio no início, pois segunda ela ainda existe um certo preconceito em relação a mulheres que cantam esse estilo.

A banda Lócus é uma das poucas bandas de rock da cidade com uma presença feminina nos vocais

- Eu confesso que fiquei com medo, porque eu acho que ainda existe um certo preconceito com relação a uma mulher cantar esse estilo, mas eu acho que isso chamou a atenção do público. Eu reparei que as pessoas pararam para prestar atenção, o que aumentou minha responsabilidade no palco, mas o show foi muito bom. Esse evento foi muito importante para nossa cidade, porque é uma maneira de apoiar as bandas independentes e incentivar a composição própria e assim mostrar a nossa cultura - afirma Daniela.

UNIÃO

O Rock Reunion foi promovido pela Associação do Rock de Montes Claros e Região (A.R.M.C.R), secretaria municipal de Cultura, Stúdio Rock, Plug Cooperativa de Cultura Independente, site Solte o som.com.br, Instituto geraes de Arte Independente e o Coletivo retomada. O evento ainda conta com o apoio da Associação Cultural Clube do Rock de Salvador, Associação dos Fotógrafos Profissionais de Montes Claros, jornal O NORTE, dos sites Bem na net, Riskanet e Jornalismo Possilga, do Hollywood rock bar, Stereo produtora, Tocata instrumentos musicais, rádio Transamérica, Uhu fanzine, Souza de Paula Comunicação e da Coordenadoria da juventude.

Para mais informações sobre a Associação do Rock de Montes Claros e Região acesse www.armcr.blogspot.com.


Fonte: http://onorte.net

0 comentários :

Postar um comentário