terça-feira, 3 de março de 2009

O GRITO DO ROCK MONTESCLARENSE


O GRITO DO ROCK MONTESCLARENSE

Aconteceu neste final de semana a edição montesclarense do festival O grito do rock, que também está sendo realizado em outras 48 cidades do Brasil e também da Argentina, Uruguai e Bolívia.

Em Montes Claros o festival foi realizado pelo Coletivo Retomada e teve dois dias de duração, com apresentação de 12 bandas, sendo quatro locais e oito de fora. Bandas de varias partes do país, muitos sotaques e estilos diferentes. Algumas dessas bandas enfrentaram muitas horas de viagem, só para poder tocar para o publico montesclarense. A banda N3CR de Vargem Grande, Mato Grosso viajou 28 horas dentro de uma van, para se apresentar em Montes Claros.


FOTOS: COLETIVO RETOMADASOPRONES - MONTES CLAROS MG

- Apesar das horas de viagem viemos muito animados para tocar. Valeu muito, recebemos um tratamento muito bom quando chegamos na cidade, uma receptividade que nos surpreendeu. Eu espero que quando uma banda daqui de Montes Claros for tocar lá que eles tenham o mesmo tratamento que estamos recebendo. Lá em Cuiabá existe uma cena do rock forte, mas agora que as coisas estão dando certo, com a união das bandas e dos artistas para trabalhar para o crescimento da cena do rock. – Conta Davis, baixista da banda N3CR.

O evento também possibilitou que algumas bandas de Montes Claros tivessem a oportunidade de irem apresentar seu som fora da cidade. A banda Umeazero se apresentou em Uberlândia, a banda Gr!tare toca dia 07/03 em Vespaziano, o Soprones se apresenta em Sabará no dia 07/03 e o Ruído Jack toca dia 06/03 em Divinópolis.

O GARFO - FORTALEZA CE

Para Bill, guitarrista do Umeazero, existem algumas diferenças entre Montes Claros e Uberlândia em relação à cena independente. Segundo ele, em Uberlândia, o movimento do rock in roll começou há mais tempo e por isso a cena de lá é mais desenvolvida que a nossa, e ressalta que lá eles inclusive têm uma casa de shows própria, mas para ele o publico de Montes Claros continua sendo mais caloroso.

- Para nós foi uma ótima experiência, considerando que ainda não havíamos tocado neste evento, e entendemos esta oportunidade como um reconhecimento do nosso trabalho. Tocar em Montes Claros sempre é muito bom, mas ter a oportunidade de tocar em uma cena diferente e forte como a de Uberlândia, onde se apresentam grandes bandas deste meio é muito bom pra gente, e com esta oportunidade, além de acrescentarmos uma nova experiência à nossa bagagem, pudemos comparar a cena da nossa cidade com a de Uberlândia e aprendermos com isto. Aqui em Montes Claros estamos no caminho certo, todos estão se esforçando e unindo forças para movimentar a cena. Varias bandas, artistas e os grupos como o Coletivo Retomada, Instituto Geraes de Arte independente e a Associação do Rock de Montes Claros e Região estão se esforçando muito e conseguindo realizar eventos que não ficam pra trás em nada. Em relação ao público podemos dizer que o daqui é mais caloroso. – Diz Bill.

De acordo com os organizadores do evento mais de 600 pessoas compareceram nos dois dias de Grito do Rock em Montes Claros. O Próximo evento do Coletivo Retomada Montes Claros será o Circuito Mineiro de Musica Independente, ainda sem data definida, mas que deverá acontecer provavelmente em março.

Para saber mais sobre o Coletivo Retomada acesse: www.retomadamoc.blogspot.com

Fotos tiradas por Fred Sapúlia podem ser visualizadas no nosso orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=17707551607165437051

2 comentários :

Léu disse...

Excelente evento, mas tenho uma coisa a contestar.

"De acordo com os organizadores do evento mais de 600 pessoas compareceram nos dois dias de Grito do Rock em Montes Claros."

Tem certeza que foram mais de 600 pessoas? Pois no primeiro dia não havia nem metade de 600. E pelo visto, o segundo dia não foi tanta gente a mais que o primeiro

Léu disse...

Excelente evento mas gostaria de contestar algo.

"De acordo com os organizadores do evento mais de 600 pessoas compareceram nos dois dias de Grito do Rock em Montes Claros."

Tem certeza que compareceram mais de 600 pessoas nos dois dias???

Postar um comentário