quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Grito Rock o maior festival integrado do mundo, em Montes Claros dias 27 e 28 de fevereiro


A cultura urbana se manifesta de múltiplas formas e em variadas ocasiões. Do rock ao rap, das intervenções de stencil ao graffiti, do skate ao basquete de rua. Muitas são as manifestações que evidenciam a dinâmica cultural estabelecida na contemporaneidade, seja nos festivais independentes ou mesmos em festividades populares tão tradicionais neste país de dimensões continentais como as comemorações do Carnaval.

Neste ano, as tradicionais marchinhas carnavalescas darão mais uma vez lugar aos riffs das guitarras do Oiapoque ao Chuí e do Brasil para a América do Sul. O evento será o Grito Rock Festival, que acontecerá entre os dias 15 de janeiro e 07 de março de 2009 em mais de quarenta cidades brasileiras.

A expectativa é todas as produções envolvam mais de 500 bandas, sem contar produtores e jornalistas atuantes no setor.

A proposta tem como meta fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da música independente brasileira, estimulando a circulação dos agentes atuantes no setor, assim como estreitando a rede de contatos do Circuito Fora do Eixo em todo o país.


Histórico

Fomento e profissionalização da cena independente da música foram as forças motrizes que fizeram nascer em Cuiabá a primeira edição do Grito Rock, em 2003, quando o Espaço Cubo escolheu o período de carnaval para a realização de um festival de baixo orçamento e com possibilidade de auto-gestão.

A primeira edição do Grito foi pequena. Em um dia de shows, seis bandas locais evidenciaram a proposta de fomento ao som autoral em contraponto ao predominante contexto do “cover” à época. Daí pra frente, o festival foi marcado por uma crescente.

Em 2004 deu-se intercâmbio em nível regional, bandas de Campo Grande foram escaladas para o set list do festival.

Em 2005, o delineamento programático evidenciou-se ainda mais com a intensificação do intercâmbio e interiorização das ações. Na programação, seis bandas por dia, somando ao todo 24, sendo 03 de Mato Grosso do Sul e 02 de municípios mato-grossenses como Sorriso e Sinop.

Em 2006, a consolidação. O surgimento da Associação Brasileira de Festivais (ABRAFIN) e, em especial, do Circuito Fora do Eixo promoveu um boom no que tange a articulação de produtores, refletindo-se na "fuderosa" programação apresentada. Foram então escaladas bandas do norte, nordeste, sudeste, além de várias outras do centro-oeste do país. Foram dez estados representados por vinte e oito bandas. Além da programação, um marco histórico para o circuito se daria ali, quando a primeira reunião de produtores Fora do Eixo pontuaria as três premissas básicas de trabalho do CFE: a circulação de bandas, produtores e jornalistas, a distribuição de produtos culturais e o estímulo à produção de conteúdo através da comunicação.

Em 2007 e 2008 o projeto ganha nova faceta, e é adotado como um dos projetos do Circuito Fora do Eixo. Na ocasião mais cidades entram na rede de ações e o projeto passa a ser realizada em dezenas de cidades no período do carnaval.

O Grito Rock, maior festival integrado da América do Sul, é realizado pela primeira vez em Montes Claros e vem sendo uma opção a mais para quem não está afim de carnaval.
Nos dias 27 e 28 de Fevereiro, doze bandas entre locais, estaduais e nacionais apresentarão ao público muito rock em seus diversos estilos.
Bandas de hardcore, metal, punk, alternativo, instrumental, experimental entre outros estilos poderão ser vistos no Grito Rock Montes Claros que acontecerá no Ginásio Ana Lopes (ginásio do parque municipal), a partir das 19 horas.
Com realização do Coletivo Retomada e Circuito Fora do Eixo, o Grito Rock Montes Claros vem pra ficar e fincar a idéia de que a música independente vem conquistando cada vez mais seu espaço, apoio e adeptos.
O Grito Rock Montes Claros é uma ótima oportunidade de conhecer novos estilos, novas idéias e novas manifestações musicais.
Saiba mais sobre o Grito Rock América do Sul: www.foradoeixo.org.br/gritorock



Dia 27/02 - sexta


Tetrex (Montes Claros – MG)
http://bandasdegaragem.uol.com.br/hotsite/index.php?id_banda=13008
N3cr (Várzea Grande – MT)
www.myspace.com/n3cr
Gr!tare (Montes Claros – MG)
www.myspace.com/gritarerock
O Garfo ( Fortaleza – CE)
www.myspace.com/ogarfo
Soprones (Montes Claros – MG)
www.myspace.com/soprones
Snorks (Cuiabá – MT)
www.myspace.com/snorksmt


Dia 28/02 - sábado


Manolos Funk (Vespasiano – MG)
www.myspace.com/manolosfunk
Metal Carnage (Uberlândia – MG)
www.myspace.com/metalcarnagethrash
Aura (Divinópolis – MG)
www.myspace.com/auraindie
Umeazero (Montes Claros – MG)
www.myspace.com/umeazero
4 (Sabará – MG)
www.myspace.com/4instrumental

2 comentários :

Mateus Sizilio disse...

PAU NA MAQUINA MOÇADA

Anônimo disse...

Adorei este blog, Muito Rock
Petter Hero!

Postar um comentário