terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PALCO DO ROCK 2009 - 15 ANOS - CURADORIA PÚBLICA

A Associação Cultural Clube do Rock da Bahia – ACCRBA – realizou a Curadoria do Palco do Rock, que selecionou as bandas para o festival que acontecerá durante o carnaval de 2009, comemorando 15 anos de existência e resistência cultural, com um marco histórico na busca de avanços nas questões sócio-culturais. Foram duas sessões nas quais houve audição de todos os materiais enviados para a seleção. Essas duas sessões foram realizadas na Casa da Música, no Abaeté, nos dias 29 e 30 de novembro, a partir das 13 horas, e foram abertas ao público. Em apenas um mês de inscrição, foram recebidos 113 materiais, sendo que 59 bandas são da Bahia, divididas entre Salvador (49 bandas), região metropolitana e demais cidades (10 bandas). De outros estados, chegaram 54 materiais, sendo São Paulo o estado com mais bandas inscritas: 19. Neste ano, os curadores escolhidos foram os guitarristas André Poveda e Danilo Coimbra; o jornalista e músico Alexandre Antunes; o baixista Frank Negrão; Claudio Lavigne, representando o público e Gabriel Amorim, que é vice-presidente da ACCRBA e guitarrista.

PRIMEIRO DIA

Aconteceu neste sábado, na Casa da Música, Abaeté, o primeiro encontro da Curadoria do Palco do Rock 2009, no qual bandas foram selecionadas para figurarem entre as principais bandas deste grande festival, que é realizado durante o carnaval.
A idéia inicial da Associação Cultural Clube do Rock da Bahia (ACCRBA) era de poder contar com 6 curadores, mas dois deles ficaram impossibilitados de comparecer. Sentaram à mesa Alexandre Antunnes, do Tribuna da Bahia; Danilo Coimbra, guitarrista da Malefactor; Claudio Lavigne, representante do público cativo do PDR e Gabriel Amorim, vice-presidente da ACCRBA e guitarrista da Ulo Selvagem. Os ausentes foram André Poveda e Frank Negrão. Todos que compareceram puderam acompanhar a execução dos materiais inscritos, além de ter o serviço de assessoria em alguns momentos, prestado pelos próprios curadores, que deram dicas de como elaborar um release, definição de estilo/identidade musical e material gráfico e gravações. As bandas que tiveram representantes presentes hoje foram surpreendidas pelo "ponto da presença", prática adotada no ano passado e lembrada por Guga Canibal, da Canibal Brasil. Dois dos presentes também ganharam brindes: um cd da banda Hargos, que ficou com Pri Martins e um cd de Ricardo Primata, que foi levado por Everton Didoné. Para amanhã, cerca de 10 materiais de bandas locais precisam ser ouvidos para que se chegue ao número exato de bandas selecionadas, mas o dia será das bandas de fora da Bahia que mandaram seus materiais e estarão sob o crivo dos curadores do Palco do Rock 2009. A ACCRBA agradece pela presença de todos nesta tarde, inclusive pela banda Metropolis, que apareceu mesmo sem mandar material e Danylo Pontes, do Cajazeiras Metal Fest, que deu uma ajuda na dinâmica da organização.

SEGUNDO DIA

Mais uma vez a Associação Cultural Clube do Rock da Bahia - ACCRBA - expressa a satisfação de seus trabalhos. Toda a curadoria foi bastante proveitosa e os resultados mostrarão que a busca é pela produtividade em excelência.
Hoje a curadoria ficou marcada pela análise das bandas de fora do estado. Porém, como extrapolamos o tempo ontem, nove bandas da Bahia tiveram sua análise realizada hoje. Quem foi pôde comprovar a total responsabilidade e transparência. Um problema de ordem pessoal tirou Danilo Coimbra da curadoria de hoje e as bandas baianas restantes foram analisadas por três curadores, o que não altera o resultado, uma vez que a média será dada a partir da proporção de jurados. O mesmo aconteceu com duas bandas de fora. Guga Canibal foi convidado para compôr a mesa e analisar os materiais "forasteiros". O fez de maneira objetiva e transparente, mostrando total imparcialidade. Foi-se a curadoria e agora é aguardar os resultados, que tiveram a primeira parcial divulgada na curadoria de ontem. Por causa do horário, não pudemos divulgar tudo na mesma hora e no mesmo dia, transferindo essa divulgação, em primeira mão, para o decorrer desta semana, no nosso site. Reiteramos que as bandas poderão solicitar as médias obtidas e os comentários acerca dos materiais enviados. No entanto, reservamos o direito dos curadores de não serem divulgados seus nomes diretamente ligados às observações.

A partir de terça-feira (09/12) até o dia 20/12 atenderemos a todos que solicitarem suas médias e comentários através do e-mail: diretoria@accrba.com.br.

Para saber mais sobre cada curador acesse www.accrba.com.br, lá você poderá achar muitas informações referentes à ACCRBA e seus shows e/ou festivais, assim como suas ações políticas e sociais e a Rádio/Podcast, que terá edições especiais com bandas selecionadas e não-selecionadas, mas bem pontuadas.

Serviço:


Realização da Curadoria Pública para o Palco do Rock 2009 - 15 anos Dias 29 e 30 de novembro de 2008 (sábado e domingo) Local: Casa da Música, no Abaeté (Itapoã) Horário: das 13:00 às 18:00 hs. Aberto ao público A A.C.C.R.B.A agradece a todos que compareceram, inclusive nos dois dias. Valeu Edinho 9's Fora pela ajuda na execução do material; Valeu Guga Canibal pela força na curadoria; Valeu Claudio Lavigne, Danilo Coimbra e Alexandre Antunes; Valeu Casa da Música (Amadeu e funcionários).

Acessem:

www.accrba.com.br

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=5760159

1 comentários :

jéssica disse...

Saudações!
Quando irá começar o palco este ano?

(Anciosa)

Té!

Postar um comentário