De acordo com o site Portal do Rock (www.portaldorock.com.br) o dia 13 de julho foi escolhido como dia internacional do rock porque nesse dia Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou o que para muitos foi o maior show de rock de todos os tempos, o Live Aid, que aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) e teve apresentações de nomes como Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins entre outros.
Mas o que nós aqui do Norte de Minas Gerais temos haver com toda essa historia? Com esse festival em si, não temos nada, mas o rock é um segmento musical quem vem crescendo cada vez em Montes Claros e no Norte de Minas.
A nossa cena roqueira ganhou muita força nos últimos anos, e um bom exemplo disso é o numero de eventos, ações, festivais, bandas e artistas que surgiram e que vem surgindo a cada dia. Antigamente, se pensar em uma Associação do Rock, ou em instituições e grupos para promover eventos relacionados a essa cultura, era algo quase que utópico, devido ao preconceito que a sociedade tinha (e ainda tem, porem já nos aceitam melhor) e até mesmo pela falta de união dos artistas e bandas.
Atualmente em Montes Claros, existem pelo menos quatro instituições sérias, que se propõe a fomentar e divulgar o rock. A Associação do Rock, o Coletivo Plug, o Coletivo Retomada e o Instituto Geraes são o fruto dos sonhos de amigos que se uniram com o intuito de fazer com que o rock seja algo viável na nossa cidade e na nossa região. E isso tem sido feito!
Durante quase três anos a Associação do Rock de Montes Claros e Região – ARMCR - vem promovendo eventos e ações que além de valorizar artistas, músicos e bandas da região, vem também proporcionando uma maior profissionalização da cena rock em Montes Claros e região. Realizamos também em nossos eventos a arrecadação de alimentos não perecíveis que foram doados a famílias carentes de Montes Claros. Com muito esforço de todos, essas instituições estão mudando a cara da cena do rock em Montes Claros e região e é por isso que temos de comemorar esse dia Internacional do Rock. Não por causa do festival que aconteceu há anos atrás e sim pela nossa cena do rock que está muito bem servida de pessoas competentes e trabalhadoras que se esforçam para fazer o rock realmente acontecer na nossa cidade. Parabéns a todos.
Samuel Fagundes (Possilga)
Jornalista - Registro no Ministério do Trabalho: 14204/MG
Diretor de Comunicação/Marketing da Associação do Rock de Montes Claros e Região (ARMCR)
- www.jornalismopossilga.blogspot.com - www.armcr.blogspot.com - www.twitterr.com/possilga
0 comentários :
Postar um comentário