quinta-feira, 16 de outubro de 2008

União de todos em favor do rock


A Associação do Rock de Montes Claros e Região (A.R.M.C.R.), realizará nos dias 6, 7, 8, e 9 de novembro a primeira edição do Rock Reunion.
De acordo com Fred Sapúlia, presidente da A.R.M.C.R., o objetivo do festival é tornar pública a riqueza cultural e artística presente no cenário musical independente da região.

- Além de estarmos unindo as bandas e os músicos, também queremos unir todos os ativistas culturais, os grupos culturais organizados, produtores, fotógrafos, designers, jornalistas, além do público que é fiel a esta cultura e que compartilham dos mesmos objetivos – explica Fred.

INTENÇÃO

Ele explica que também tem a intenção de criar parcerias com associações culturais de outros estados, possibilitando assim uma maior interação entre bandas, músicos e o público, que é quem ganha mais.

Fred conta que a idéia de se fazer o festival surgiu do fato de que em Montes Claros existem várias ações coletivas agindo em prol da cultura do rock, porém de forma separada, cada qual organizando seus eventos. O Rock Reunion, segundo Fred é uma maneira de unir todas essas pessoas.

- O Rock Reunion que pode ser traduzido ao pé da letra como reunião do rock, nada mais é que a união não só dos músicos, como também dos grupos para a realização de um grande evento que pretende entrar para a história do cenário do rock de Montes Claros e Região e iniciando assim uma revolução cultural – revela Fred Sapúlia.

PARTICIPAÇÃO

Ele ressalta que a participação de todos, músicos, bandas, grupos, ativistas culturais e todos aqueles que apreciam este segmento cultural que é o rock, é de fundamental importância para que este tipo de ação se torne cada vez mais freqüente. Ele conta que a idéia é abrir espaço para que outras parcerias, inclusive com empresas e instituições públicas e privadas, possam ser feitas, pois como o objetivo principal é o crescimento da cena, então toda ajuda é bem vinda.

- O Rock Reunion dará visibilidade e oportunidade aos artistas que participam e também é uma maneira de mostrarmos para empresários, produtores e também para toda a sociedade montes-clarense que o rock in roll já não é mais aquela cultura marginalizada e desorganizada de outros tempos. Atualmente, os shows de rock têm padrões mínimos de qualidade e de estrutura, que não seriam possíveis sem a união, o trabalho e o esforço de todos – ressalta.

BANDAS

Trinta bandas, da região e de outros estados do Brasil, se inscreveram para participar do festival. Para a seleção foi formada uma comissão com os principais ativistas culturais do segmento rock e observando os critérios de qualidade musical, foram selecionadas de maneira democrática as 18 bandas que participarão do primeiro Rock Reunion (Veja a relação das bandas selecionadas ainda nesta matéria).

Para Clayton Souza, vocalista da banda Vomer que foi selecionada, a expectativa é muito grande e revela que sua banda inclusive está preparando um show, que segundo ele será algo que nunca foi feito por uma banda aqui cidade.

- Este evento está sendo muito aguardado por nós, estamos produzindo um show diferente para a galera que for prestigiar, algo que nunca feito por uma banda aqui da cidade. Montes Claros vem sendo berço de grandes bandas de vários estilos e se houvesse um pouco mais de apoio da iniciativa privada as coisas estariam melhores, ainda é complicado conseguir patrocínio para os eventos. Mas esperamos que isso melhore com o tempo, para nós da Vomer esse é um festival muito importante. Queremos fazer um show que seja inesquecível para nós e para todos que forem, estamos ansiosos para subir ao palco do Rock Reunion – conta o vocalista que também é vocal da banda Soprones que fará sua estréia no festival.

ROCK NA CIDADE

O presidente da Associação do Rock de Montes Claros e Região se mostra muito otimista em relação a tudo que vem acontecendo em prol do rock na cidade e afirma que em breve Montes Claros será referência em organização e realização de eventos deste tipo.

- Alem da A.R.M.C.R, há vários grupos organizados e empresas privadas que acreditam no potencial artístico dos grupos musicais e dos artistas da cidade e da região. A união de todos esses grupos, torna possível a visualização de um futuro muito promissor. Em alguns anos Montes Claros será referência nacional quando o assunto for cultura independente. A expectativa é que o Rock Reunion seja o maior evento de rock que essa cidade já viu, tanto em questão de público, como de organização e estruturação. Espero que as pessoas compareçam para poder prestigiar todo esse trabalho, que esperamos que seja o início de uma nova era do cenário roqueiro da cidade e da região – conclui Fred.

APOIO

O festival conta com o apoio do Coletivo retomada, do Instituto Geraes de Cultura Independente, Plug - Cooperativa de Cultura Independente, Associação dos Fotógrafos Profissionais de Montes Claros, dos sites Solte o Som. Bem Na Net e Riskanet, além da Produtora Stereo, do Studio Rock, Uhu Fanzine, Piratazine, do Hollywood Rock Bar, da rádio Transamérica, Jornal O NORTE, Funorte, Tocatta Instrumentos Musicais e da prefeitura municipal através da secretaria de Cultura e da Coordenadoria da Juventude.

SERVIÇO

O Rock Reunion acontecerá na casa da juventude. Para mais informações acesse o blog oficial do evento http://rockreunionmgba.blogspot.com.

BANDAS SELECIONADAS E CONFIRMADAS PARA O ROCK REUNION:
Vomer
Soprones
Ruído Jack
Furo
Gritare
Tetrex
Umeazero
Exorcista
Gory Stage
Feeble
Merrow
Hayra
Álamo
Sofia
Enigmátika
4 de Copas

BANDAS SELECIONADAS A CONFIRMAR PRESENÇA:

AT4
Agressivos

A programação do evento será divulgada em breve.

Fonte: http://jornalismopossilga.blogspot.com/

Por: Samuel Fagundes
Imprensa A.R.M.C.R.

0 comentários :

Postar um comentário